ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO DA BÍBLIA
Por Pe. Raimundo Donato
Bíblia é uma palavra de origem grega que significa “livros”. Daí se deu o título “Bíblia” à coleção dos livros que, sendo de diversas origens, extensão e conteúdo, estão essencialmente unidos pelo significado religioso que têm para o povo de Israel e para todo o mundo cristão: unidade e diversidade que não se opõem entre si, mas que se complementam para dar à Bíblia o seu especialíssimo caráter. É bom que saibamos também que a Bíblia com seus 73 livros foram escritos em época de “crise” da comunidade. A palavra de Deus vem para dar à comunidade esperança e coragem para trilhar nos Seus caminhos.
A partir desse artigo sempre colocaremos novos outros para aprofundamento do Estudo da Sagrada Escritura, esperemos que gostem e se interessem cada vez mais para o estudo, meditação e vivência da Palavra de Deus, que atinge seu objetivo quando colocada em prática em favor dos irmãos mais sofredores e marginalizados.
Quando lemos a Bíblia devemos:
1. Ler muito para familiarizar-se com suas histórias e personagens
2. Escutar o texto para não correr o risco de uma auto-interpretação
3. Servir ao povo, que clama aos céus. Ele é o primeiro intérprete e principal destinatário
4. Ser fiel ao povo, ao texto, para ser libertadora, militante, reveladora, ecumênica
5. Estudar e ler em comunidade. A Bíblia foi escrita em comunidade e apara a comunidade
Perigos que devem ser evitados:
1. Fundamentalismo – prisão à letra, sem crítica literária. Quem vivifica a letra é p Espírito Santo. É necessário deixar guiar-se por Ele
2. Da dependência do outro – ir atrás de belas teorias aumentando a dependência e o sistema opressor. Desencarnada do povo que luta, sonha, sofre
3. Da ideologia dominante – deixando de lado o povo através de estudo, comentários, notas...
4. Leitura sem fé – atéia. Meramente informativa sem compromisso com o social
5. Individualista – desligada da comunidade, saber pelo saber
6. Leitura alienante e desencarnada
Método para leitura eficaz da Bíblia:
1. A leitura da Bíblia deve ser encarnada, ou seja, iluminada pela realidade com suas alegrias e tristezas
2. O pobre é o termômetro que nos faz perceber se estamos lendo sobre a ótica de Cristo
3. Visão orante e celebrante
4. Ler, contemplar, analisar (ver, julgar, transformar e celebrar) ver o rosto de Deus
5. Leitura comunitária, feita em mutirão
6. Leitura tradicional, segundo o costume da igreja católica, dos santos padres, etc.
7. Leitura que compromete com a comunidade e com a realidade
8. Leitura ecumênica. Que não vai contra nenhuma Igreja ou religião, mas une a todas em torno da palavra lida, vivida e proclamada
9. Leitura que olha para a realidade econômica, social, política e ideológica
Algumas perguntas que podemos fazer ao texto após lermos a Bíblia:
1. Qual é o problema, conflito que aparece no texto? O que diz o texto?
2. Quais são as pessoas ou grupos presentes no texto? Como se organizam?
3. Qual é o rosto de Deus? De que lado está?
4. Qual é a mensagem do texto para nós hoje? (atualização)
5. Como celebrar esta realidade?
Sempre devemos de ter presente que a Palavra de Deus se insere dentro de uma realidade concreta de um contexto histórico. É perigoso levar a Bíblia ao pé da letra (fundamentalismo), já que ela foi escrita dentro de uma realidade e época totalmente diferente de nós hoje. Nunca deve ser usada contra a vida.
Jesus conhece e interpreta a Bíblia de acordo com a realidade própria da época. Lc 24, 13-35.
Jesus vê a realidade (13-24) O que vocês andam conversando pelo caminho? Jesus se aproxima, conversa sobre os últimos acontecimentos, conhece a realidade.
Julgar a Realidade (25-27) Não ardia o nosso coração enquanto falava pelo caminho e explicava as escrituras? A Bíblia é a luz da caminhada. Ela é a história concreta de um povo.
Agir na realidade (28-35) Jesus sentou-se à mesa com os dois, tomou o pão e abençoou, depois o partiu e deu a eles. A Bíblia faz arder o coração e abrir os olhos à realidade.
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